quarta-feira, outubro 11, 2006

Benedita....


A Benedita - A vila da Benedita pertence ao concelho e comarca de Alcobaça, bem como ao distrito de Leiria. Foi elevada à categoria de vila por lei de 1 de Fevereiro de 1988, pese embora as suas festas se realizem a 16 de Maio. É uma Povoação muito antiga, que fez parte dos Coutos da Abadia de Alcobaça. Com mais de 10 mil habitantes, a Benedita dista 10 Km de Rio Maior, o que só por si explica a grande afinidade económica, social e cultural existente entre as duas localidades. Aliás, a Benedita já pertenceu à Comarca de Rio Maior.

A vila da Benedita e a sua História - A vila da Benedita situa-se 105 km a Norte de Lisboa, tendo aqui sido construída a primeira casa de oração dos Frades Bernardos. Uma das características da Benedita é o seu bairrismo e espírito autonómico, que se perdem na História. Com efeito, eram os fregueses locais que nomeavam o Cura, sendo que, só depois do consentimento da população este era confirmado pelo Abade de Alcobaça.

Era esta mesma população que sustentava o Cura e o Capelão, através da doação de géneros alimentícios. A Benedita tem por orago N. Srª da Encarnação. Os lugares mais importantes da freguesia da Benedita são o Algarão, Azambujeira (Benedita), Candeeiros, Frei Domingos, RibaFria, Mata de Cima, Ninho da Águia e Venda das Raparigas.

A Benedita é hoje um centro populacional importante, de tal modo que rivaliza com a própria sede de concelho, neste caso a cidade de Alcobaça. A Benedita é a freguesia mais importante daquele concelho, em número de eleitores e em população estudantil, tendo tido um grande desenvolvimento económico nos últimos vinte anos. No entanto, a Benedita continua a reclamar mais verbas do município para o seu desenvolvimento económico e social, uma vez que assim o tem justificado ao longo dos anos.

A vila da Benedita é hoje por hoje, o maior centro da indústria do calçado a sul do rio Mondego, possuíndo mais de 400 unidades industriais. Com efeito, a profissão de sapateiro é muito antiga na região da Benedita, o que tem fortes ligações com os antigos Coutos de Alcobaça, uma vez que os frades sempre tiveram mestres no ofício, ao serviço da abadia, cujos Coutos também sempre estiveram associados a actividades ligadas aos curtumes. Sabe-se que o próprio Mosteiro de Alcobaça vendia peles.

Nas matas dos Coutos de Alcobaça, a madeira de carvalho é abundante, pelo que a matéria-prima para os curtumes nunca faltava, o que terá estado na base do desenvolvimento da indústria do calçado na região. Esta indústria, assentando nas pequenas e médias empresas, é hoje bastante moderna na Benedita, assim como a da cutelaria, marroquinaria e a indústria das peles. A agricultura também tem uma quota parte de importância na actividade económica local, nomeadamente a fruticultura, já que se trata de terras férteis.

beijinhos...

Sem comentários: